Computador lento? Saiba como limpar e otimizar para melhorar o desempenho - King Arte - Informação em sua melhor forma
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Computador lento? Saiba como limpar e otimizar para melhorar o desempenho

Computador lento? Saiba como limpar e otimizar para melhorar o desempenho

Quer cuidar do seu computador? Aprenda a limpar o seu agora mesmo!

Computador lento? Saiba como limpar e otimizar para melhorar o desempenho

Porque limpar seu computador

Limpar o seu computador com segurança é uma tarefa importante que deve ser realizada regularmente para garantir o bom funcionamento do sistema e evitar problemas de desempenho. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não danificar o seu computador durante o processo de limpeza.


Primeiros passos

Para começar, desligue o computador e desconecte todos os cabos, incluindo o cabo de energia. Isso ajudará a evitar choques elétricos e possíveis danos ao hardware.


Limpeza inicial

Abra o gabinete do computador e remova o pó acumulado com a ajuda de um soprador de ar ou uma lata de ar comprimido. Certifique-se de não tocar em nenhum componente interno, como as memórias, placa de vídeo ou a placa-mãe, para evitar danos.

Com auxílio de um pincel macio (Recomendamos que utilize o anti-estático) você conseguirá limpar o cooler do processador e as fans.

O ideal é a desmontagem de todas as peças utilizando uma luva anti-estática, assim é possível realizar uma limpeza completa em todos os componentes. As fans, por exemplo, acumulam pó em ambos lados e para limpá-las por completo é necessário desparafusá-las usando, normalmente, uma chave phillips.


Caso não tenha experiência alguma com montagem e desmontagem de computadores, recomendamos que não desmonte os componentes. Faça uma limpeza superficial ou solicite um serviço de limpeza a um técnico de confiança. Qualquer descuido pode ocasionar danos ao seu hardware.

Placa de vídeo

Placas de vídeo costumam acumular poeira na parte superior, principalmente se seu modelo não possui backplate, local que pode ser limpo com pincel macio anti-estático.

Modelos de placa de vídeo que possuem fans também podem ser limpos com o pincel anti-estático ou com o soprador de ar/lata de ar comprimido. O ideal é desmontá-la para limpar ambos lados das fans e aproveitar para substituir a pasta térmica.


Cooler e processador

Se o seu computador tiver um cooler com aletas de alumínio, use uma escova macia para remover o pó acumulado. Não use jato d'água ou produtos de limpeza para limpar o cooler, pois isso pode danificá-lo.

Geralmente ao limpar o cooler, aproveitamos para fazer a substituição da pasta térmica do processador. Para ambos componentes, processador e placa de vídeo, recomendamos uma pasta térmica de alta condutividade. Caso não saiba checar dê preferência para pastas térmicas de prata ao invés da branca.


Fonte de alimentação

Limpar a fonte de alimentação de tempos em tempos é muito importante para garantir o bom funcionamento de todo o sistema.

A fonte de alimentação é responsável por fornecer energia elétrica para todos os componentes do computador, incluindo a placa-mãe, o processador, a memória RAM e os discos rígidos. Quando a fonte de alimentação está suja, ela pode sobreaquecer e falhar, o que pode levar a problemas sérios no seu computador. Por isso, é importante manter a fonte de alimentação limpa.


Cuidados para a limpeza

Antes de começar a limpeza, é importante tomar algumas precauções de segurança:

  • Use luvas, de preferência anti-estática, para evitar choques elétricos.
  • Não toque em nenhum componente sem luvas.
  • É recomendável usar um pincel para remover a poeira acumulada na fonte de alimentação.

Para começar a limpeza, retire a fonte de alimentação do gabinete do computador. Ela geralmente é fixada com parafusos ou encaixada em uma trilha. Depois de remover a fonte de alimentação, use um pincel ou pano seco para remover a poeira externa.

Remova os parafusos da capa superior da fonte para acessar a parte interna. Em seguida, use o pincel para retirar toda a poeira que estiver na parte interna, tanto na ventoinha quanto na placa e componentes. Manuseie o pincel com cuidado e não empregue muita força nos contatos para não danificá-los.

Quando a limpeza estiver concluída, basta recolocar a fonte de alimentação no lugar e conectar todos os cabos novamente.

Lembre-se de limpar a fonte de alimentação do seu computador periodicamente, a cada seis meses ou um ano, dependendo da sua utilização.


Conclusão

Depois de limpar o computador, conecte os cabos novamente e ligue o sistema.

Lembre-se de realizar a limpeza do computador com segurança para evitar danos ao sistema. Siga essas dicas e o seu computador ficará limpo e em bom funcionamento por muito tempo.

Postar um comentário em "Computador lento? Saiba como limpar e otimizar para melhorar o desempenho"