SSD KingSpec é bom? Vale a pena comprar?

Hoje faremos os testes no SSD da KingSpec, uma marca que tem chamado bastante atenção aqui no Brasil com preços bem atrativos. O SSD da vez é chinês, da série P4 e o modelo que utilizamos é o de 120 GB. Aqui em nosso site nós também já testamos o SSD SU650 da Adata, caso esteja buscando algo nacional.

Informações técnicas

Capacidade 120 GB
Modelo P4-120
Interface SATA 6Gb/s (SATA III)
Velocidade Leitura: 360 MB/s
Escrita: 250 MB/s
SSD KingSpec P4 120 GB é bom?
Os valores de velocidade acima são apenas para referência. O desempenho pode variar dependendo da sua configuração: interface, sistema operacional, etc..

Utilizaremos o SSD para melhorar o desempenho de um computador com as seguintes configurações:

  • Processador: AMD Athlon II X3 445 - 3.10 GHz
  • GPU: NVIDIA GeForce GTX 650 TI - 1 GB
  • Placa mãe: ECS MCP61M-M3
  • Memória RAM: 4 GB

Preparativos para os testes

O SSD foi reconhecido com 111.79 GB, o que é completamente normal. Essa "diferença" ocorre pois representamos a capacidade em decimal (base 10), e o computador utiliza sistema binário (base 2). Um cálculo rápido é: Capacidade total x 0.93.

Particionamos o SSD em dois, sendo 96 GB para a instalação do sistema operacional (Utilizamos o Windows 8.1 Pro) e alguns programas, e o restante, cerca de 15 GB, destinado para salvar arquivos.

Uma outra alternativa seria utilizar o SSD apenas para o sistema operacional e instalar um HD destinado para arquivos. Mas, para a finalidade do computador atenderá bem.


Testes

Acreditamos que a interface SATA da placa mãe interferiu no desempenho do SSD, mas pelo valor investido (R$ 70) e comparando com o HD anterior consideramos que o resultado foi bom. Em nossos testes, a velocidade sequencial de leitura foi de 247 MB/s e a escrita de 209 MB/s.

Teste de Velocidade SSD KingSpec P4 120GB

A placa mãe ECS MCP61M-M3 (Velha de guerra) utiliza SATA II, o que permite transmitir dados com uma taxa de transferência de até 300 MB/s, operando em 3 GHz. O ideal seria instalar o SSD em um computador ou notebook que possua interface SATA III, com taxa de transferência máxima de 600 MB/s, operando em 6 GHz.

Quer conferir o desempenho do SSD em SATA III? Nós testamos aqui! Só clicar.

Considerações finais

É um ótimo investimento para você que deseja melhorar o desempenho do seu computador sem gastar muito. Estamos com este modelo em específico há 2 meses e tem funcionado muito bem, com temperatura em 30ºC, inicializando a máquina em torno de 15 segundos.

Compramos o SSD no AliExpress, na loja oficial KingSpec. Ganhamos de brinde um cabo SATA, abaixo algumas fotos de quando o recebemos:

Embalagem Verso do SSD Carcaça: plástico

Tenha em mente que o desempenho do SSD tende a ser muito melhor utilizando a interface SATA III. Mas, como podemos ver nos testes, é válido utilizar mesmo em máquinas mais antigas.


Capacidade, cor e material

É importante mencionar que a cor e o material da carcaça (Plástico ou Metal) é de acordo com a capacidade escolhida. Como escolhemos a versão mais simples, de 120 GB, a carcaça do SSD é em plástico na cor laranja. Abaixo deixaremos uma tabela como guia para aqueles que se interessaram em comprar o SSD.

Plástico em preto 32 GB
Plástico em azul 60 GB
64 GB
Plástico em laranja 120 GB
128 GB
240 GB
256 GB
Metal em dourado 480 GB
512 GB
960 GB
1 TB
2 TB
Metal em preto 90 GB
180 GB
360 GB
720 GB

SSD KingSpec

SSD KingSpec P4
  • Confira as promoções que preparamos para você:
  • Clique abaixo e aproveite as ofertas de Black Friday!
SSD KingSpec é bom? Vale a pena comprar? SSD KingSpec é bom? Vale a pena comprar? Avaliado por King Arte em 11/26/2019 02:19:00 PM Avaliação: 5

Nenhum comentário