RimWorld: Um jogo maravilhoso de tão completo

RimWorld - Um jogo que vale a pena conhecer

RimWorld é um jogo, desenvolvido pela Ludeon Studios, sobre construção e gerenciamento de colônias, no qual você precisará ser o mais estratégico possível. Basicamente você precisará sobreviver com personagens que possuem características (boas e ruins) e habilidades distintas.

Um fator interessante do game é a necessidade de lidarmos com o acaso em todo tempo. Dependendo do tipo de narrador que você escolher, eventos aleatórios ocorrem e você precisará tomar atitudes que podem acarretar em consequências desastrosas. Tudo isso somado a necessidade de administrar os humores, feridas, doenças e vícios dos colonos.

O Início

De início, podemos escolher entre quatro modos de jogo: O primeiro é o Pouso forçado, o modo clássico do RimWorld, onde começamos com três sobreviventes de um acidente de nave espacial. O segundo é o Tribo Perdida, agora com cinco personagens que conseguiram escapar da destruição de sua tribo. O próximo é o Explorador Rico, um modo bastante difícil, onde começamos com apenas um personagem que largou tudo para explorar um mundo desconhecido. E o último, chamado de Brutalidade Nua, pelo nome já dá pra imaginar o que te espera né? O próprio jogo descreve como extremamente difícil e injusto.

Narradores

Além de escolher o modo de jogo, podemos selecionar um dos três narradores existentes. São eles que geram os eventos aleatórios, para o seu bem ou não. E como se não bastasse, ainda há o grau de dificuldade: Pacífico (Que desativa os principais eventos ameaçadores, mas mantém as doenças, colapsos mentais e animais loucos), Construtor (As principais ameaças aparecem, mas são mais fracas), Médio (O equilibrado diríamos, aqui você deverá construir enquanto enfrenta as ameaças), Áspero e Brutal.

RimWorld - Tipos de narradores

Como pode ver acima, também temos a opção de salvar e carregar o jogo a qualquer momento ou morrer permanentemente.

Biomas

Em seguida, o jogo gera um mapa com as possíveis localizações em que podemos iniciar. Cada região com a sua dificuldade, cabe a você essa escolha: Geleira, Tundra, Floresta boreal, Floresta temperada, Deserto ou Matagal Árido? Seja consciente pois gerará consequências!

RimWorld - Escolha um bioma

Personagens

Independentemente do modo que você selecionar, você precisa escolher seus personagens. No modo clássico, você seleciona 3 personagens de 8 disponíveis. Cada personagem é único, tanto em suas características positivas quanto negativas. E é aqui que as coisas devem ser equilibradas, prestando atenção em cada habilidade ou ponto que possa causar conflito entre os colonos.

Dê uma atenção maior ao "Incapaz de", pois em alguns casos, uma combinação impensada te deixará de mãos atadas. Por exemplo, dos três personagens escolhidos por você, um é incapaz de apagar incêndios, e o outro possui traço de Piromaníaco (Sente prazer em iniciar incêndios e nunca os apagará). Ou seja, a qualquer momento pode acontecer uma tragédia...

RimWorld - Personagens

Recomendo que selecione os colonos e fique de olho nas habilidades gerais, da equipe, localizada no fim da tela. É importante ter uma diversidade de dons, para que as tarefas consigam ser realizadas.

Facções

Em RimWorld, podemos negociar com algumas facções existentes, desde que o status de relacionamento esteja classificado como Neutro. Dessa forma, em determinados momentos, caravanas desses grupos visitarão a sua base; abrindo a possibilidade de negociação.

Vale ressaltar a importância de um colono com habilidade de socializar, para que as negociações sejam feitas com um certo desconto.

Você também precisará lidar com ataques de algumas facções inimigas, cujo status é classificado como hostil. Com esses grupos não tem conversa, eles atacarão sem pensar duas vezes. Alguns até incendiarão sua base.

Área

No jogo não há uma base pré-definida. Você deverá construí-la usando a sua criatividade, e isso inclui as zonas de estoque, despejo e cultivo.

A zona de estoque é onde os colonos depositarão tudo aquilo que for útil, e isso inclui toda comida que for colhida ou cozida. Um fator interessante é que os alimentos estragam ao longo do tempo, e mais ainda se forem armazenados de qualquer maneira, num local sem telhado, por exemplo. Algo que podemos fazer é uma área dedicada para estoque de alimentos, um frigorífico, onde conseguimos mantê-los congelados, sem estragar.

Também existe a possibilidade de criar estoques separando-os por tipo de item e prioridade (Baixa, normal, preferida, importante, crítica). Exemplo, posso delimitar uma área com prioridade crítica e definir que ela será apenas para estocar madeira. Dessa forma, sempre que árvores forem cortadas, os colonos vão priorizar a tarefa de carregá-las para a área definida. É muito importante definir as prioridades!

Prioridade das áreas no RimWorld

Pesquisas

De início, nem tudo poderá ser criado. Os colonos deverão realizar pesquisas para que possamos criar novas ferramentas e tecnologias que ajudarão a gerenciar a colônia. Dentre as pesquisas temos a Hidroponia, que permite construir bacias hidropônicas no interior da sua construção, para cultivar plantas mais rápido independentemente do clima ou terreno no exterior; e até Perfuração Subterrânea, para extrair recursos do subsolo com o auxílio de brocas.

Pesquisas no RimWorld

Trabalho

É muito importante para o andamento da colônia que as prioridades de trabalho sejam bem definidas. Por exemplo, não é proveitoso que um ótimo pesquisador tenha tantos trabalhos à esquerda (com mais prioridade) definidos, pois dessa forma, a pesquisa será a última coisa que o colono irá pensar em fazer. Claro que você pode mandá-lo fazer outra tarefa, mas a ideia é sempre montar uma estratégia. Então lembre-se, a ordem de prioridade é da esquerda para direita.

Prioridades de Trabalho no RimWorld

Enfim, ainda há muito o que dizer sobre o RimWorld. É um jogo tão completo e cativante que te surpreende a cada momento. Até os que não gostam deste estilo de jogo terão uma experiência muito boa. Que tal construir sua colônia e tentar fazê-la prosperar? Confere aí:

RimWorld: Um jogo maravilhoso de tão completo RimWorld: Um jogo maravilhoso de tão completo Avaliado por King Arte em 9/20/2019 08:19:00 PM Avaliação: 5

Nenhum comentário