Linux Mint - Download

Linux Mint - Download

Por liberdade e elegância. Linux Mint é uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, que possui versões baseadas nas distribuições Ubuntu e Debian. O Linux Mint é um sistema elegante e confortável, além de poderoso e fácil de usar, ambientado nos principais desktops atuais (Cinnamon, MATE, KDE e Xfce). Seu mais recente lançamento é o Linux Mint 18, codinome "Sarah".

Linux Mint - Área de Trabalho

Acima você pode ver o sistema em funcionamento, em meu computador pessoal. A edição que estou utilizando é a Cinnamon, versão 64 Bits. O sistema se mostrou bastante estável e possui um ótimo desempenho, principalmente quando testei com jogos compatíveis que tenho em minha biblioteca da Steam, como o Euro Truck Simulator 2, Counter-Strike Global Offensive e o Left 4 Dead 2.

Algo bem importante de se comentar é o gerenciador de drivers. Assim que você conclui a instalação do Mint, é exibido a tela de boas-vindas com alguns "atalhos" importantes do sistema, e um deles é o gerenciador.

Linux Mint - Gerenciador de DriversAutomaticamente encontrou o melhor driver para minha placa de vídeo

Ao iniciar o Mint você já pode "sair usando" sem se preocupar com driver de rede, de som e etc.. Ao contrário de alguns sistemas como o Windows 7 ou anteriores, onde era necessário baixar driver por driver ou instalar um software de terceiros para fazer o processo (Eu utilizava o DriverEasy :D)

No Mint, assim como no Windows 10, você deverá baixar apenas o driver de sua placa de vídeo. E como pode ver acima, o gerenciador de drivers detectou automaticamente a melhor versão de driver para utilizar, bastando apenas selecionar a opção recomendada e aplicar. Fácil, fácil!

Personalização:

O sistema é completamente personalizável! Ou seja, vai bem além de trocar apenas o papel de parede. No menu de configurações, escolha a opção "Temas" e faça as combinações que desejar, tornando seu sistema único. Não gosta da borda da janela na cor branca? Troque. Quer a barra de tarefa com detalhes em vermelho? Também é possível. Liberdade total.

Linux Mint - Temas

Painel de Controle:

Algo que me chamou bastante atenção foi o Painel de Controle, ou Configurações do Sistema como é chamado aqui. Além de bonito e dividido em Categorias, assim como no Ubuntu, é tudo bem intuitivo e simples de usar. Em poucos minutos, você descobre as funcionalidades do sistema e vai deixando tudo ao seu gosto.

Linux Mint - Configurações do Sistema

Edições do Linux Mint:

O Linux Mint conta com as edições Cinnamon, MATE, XFCE e KDE. Cada uma com suas próprias características. Abaixo, uma imagem demonstrativa (encontrada em linuxmint.com.br) para cada uma das edições, respectivamente.

Linux Mint - Edições do Linux Mint

Considerações finais:

O sistema é rápido, seguro e totalmente personalizável. Já conta com aplicativos para as principais funcionalidades, como o GIMP para criar ou editar imagens, VLC para reproduzir músicas e vídeos (Lembre-se de marcar a opção "Instalar softwares de terceiros para gráficos e hardware Wi-fi, Flash, MP3 e outras mídias" quando estiver instalando do sistema), e a suíte LibreOffice para criar ou editar documentos. O Mint também conta com uma loja de aplicativos, onde você pode instalar ou remover aplicativos.

Edição 32 Bits 64 Bits
Cinnamon Baixar Baixar
MATE Baixar Baixar
XFCE Baixar Baixar
KDE Baixar Baixar
Linux Mint - Download Linux Mint - Download Avaliado por King Arte em 1/30/2019 09:00:00 PM Avaliação: 5

Nenhum comentário